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O limite entre a propaganda e a ética na odontologia

11/8/2014

 
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Dia desses estava lendo um jornal de bairro quando me deparei com um anúncio estampado no centro da página com os seguintes dizeres: “Tratamento ortodôntico sem extrações. 97% dos casos tratados sem extrações. Agende a sua consulta”. Claro que junto a este anúncio havia uma imagem do antes e depois de um caso tratado sem extrações. Uma maneira muito simplista de abordagem do assunto tão complexo, mas com um efeito devastador na mente de quem não conhece o assunto e ainda espera um milagre.

Vejam onde vai a irresponsabilidade destas pessoas que, intituladas profissionais especialistas em ortodontia, apostam em táticas como chamariz de novos pacientes com propostas generalistas, como se todos os casos fossem iguais. Muitos desses ainda adotam este lema como sendo uma estratégia de “propaganda e marketing”. Quantos equívocos! O primeiro foi esquecer que a ortodontia é uma área da Biologia e não uma ciência exata, logo cada caso é um caso. O outro é quanto à abordagem nos meios de divulgação do trabalho, totalmente deturpado na ideia da propaganda e do marketing.

Espera...Vamos esclarecer está questão e colocar as coisas no seu devido lugar.

 A Ortodontia é a especialidade da Odontologia que é responsável não só pela correção do posicionamento dos dentes, mas pelo direcionamento do crescimento e desenvolvimento dos maxilares, estética facial e saúde dos tecidos de suporte (dentes, ligamento periodontal e ossos). A preocupação é estabelecer uma função mastigatória adequada e como consequência a estética facial. As causas para um mau posicionamento dos dentes são variadas. Grande parte das más oclusões (mordida errada) está associada a distúrbios do crescimento e desenvolvimento, que tem caráter genético e hereditário.

Outra parcela importante a fatores ambientais, como respiração bucal e hábitos deletérios (uso de chupeta e até dedos), por exemplo. As extrações dentárias são recursos utilizados, em alguns casos para o ajuste do desequilíbrio entre a estrutura óssea e o volume dentário. Portanto, cada caso merece um diagnóstico e plano de tratamento individualizado. Como então uma proposta genérica pode ser vendida como solução para todos os casos se o problema varia de pessoa para pessoa?

Novas tecnologias são descobertas diariamente, com aparelhos e fios ortodônticos que parecem desafiar até mesmo a inteligência humana. Estes sistemas são conhecidos como “inteligentes”. Aparelhos com propostas de redução do tempo de tratamento ou evitar extrações dentárias estão muito em discussão. A meu ver a inteligência está na valorização do conhecimento profissional sobre as novas ferramentas e na sua aplicação individual. O diagnóstico está acima de qualquer ferramenta tecnológica. Não existe receita milagrosa, mas sim, estudo, conhecimento, experiência profissional e critérios para não ultrapassar os limites fisiológicos impostos pela natureza.  Mais uma vez estamos diante de oportunistas com pouco ou nenhum cuidado ao divulgar tamanha inverdade sobre um assunto tão complexo que é a decisão de extrair ou não extrair. O fato é que há indicação para uma ou outra situação onde o ortodontista deve ser capaz de decidir a melhor opção para aquele caso.

Quanto à divulgação do nosso trabalho, por meio da propaganda e do marketing não vejo mal nenhum, desde que dentro de critérios éticos e legais. Parece que está ocorrendo uma confusão e o que vemos são propagandistas baratos que desejam custe o que custar amarrar o novo cliente com propostas de resultados inatingíveis. Esse é o caso onde os fins não justificam os meios, ou seja, o resultado final não importa desde que a estratégia para atrair novos clientes esteja funcionando.

Vai aqui então um alerta! Desconfie das propostas vantajosas onde apenas um dos lados aparenta ser beneficiado. Não há nada tão fácil que não possa se tornar tão difícil ou de solução impossível. Mantenha uma conduta de equilíbrio, onde o bom senso daqueles envolvidos possa imperar em detrimento do respeito, ética e moral do ser humano! E que este realmente seja o mais valorizado, pois do contrário você realmente vai ficar a espera de um milagre!­­

Escrito por Pedro Luis Scattaregi – Dentista formado pela Faculdade de Odontologia de Lins e especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial pela ABO-SP, mestre em Ortodontia pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e professor dos cursos de aperfeiçoamento da ABO-ABC e especialização pela FAMOSP-ABC.


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